Whisky Irlandês (Irish Whiskey) / Whisky da Irlanda

O Whisky Irlandês é um uísque produzido na ilha da Irlanda. A palavra “whisky” (ou whiskey) vem do irlandês (ou “gaélico”) uisce beatha, que significa água da vida.

O uísque irlandês já foi o espírito mais popular do mundo, embora um longo período de declínio a partir do final do século 19 tenha prejudicado bastante a indústria. Tanto que, embora a Irlanda possuísse mais de 30 destilarias na década de 1890, um século depois, esse número havia caído para apenas três. O uísque irlandês tem ressurgido em popularidade desde o final do século XX e tem sido o espírito que mais cresce no mundo todos os anos desde 1990. Com as exportações crescendo mais de 15% ao ano, as destilarias existentes foram expandidas e várias novas destilarias construídas. Em junho de 2019, a Irlanda possui vinte e cinco destilarias em operação, com outras vinte e quatro planejadas ou em desenvolvimento. No entanto, muitos deles não estão operando por tempo suficiente para produzir uísque no local com idade suficiente para venda, e apenas um deles estava em funcionamento antes de 1975.

O uísque irlandês foi uma das primeiras bebidas destiladas da Europa, surgindo por volta do século XII. Acredita-se que os monges irlandeses tenham trazido de volta a Irlanda a técnica de destilar perfumes de suas viagens aos países do Mediterrâneo por volta de 1000 dC. Os irlandeses então modificaram essa técnica para obter um espírito potável. Embora denominado “whiskey”, o espírito produzido durante esse período teria diferido do que atualmente reconhecemos como uísque. O uísque produzido em tempos históricos não teria envelhecido e era frequentemente aromatizado com ervas aromáticas, como hortelã, tomilho ou anis. Irish Mist, um licor de uísque lançado em 1963, é supostamente baseado nessa receita.

Embora se saiba que ocorreu por centenas de anos, pode ser difícil obter registros da produção de uísque na Irlanda, principalmente nos anos anteriores em que a produção não era regulamentada. Mesmo nos anos posteriores, como a produção era frequentemente ilícita, os registros oficiais têm pouco reflexo da realidade. Além disso, como muitos registros irlandeses eram tradicionalmente orais ao invés de escritos, os detalhes sobre a produção inicial provavelmente são perdidos.

O mais antigo registro escrito conhecido de uísque vem da Irlanda em 1405 nos Anais de Clonmacnoise, onde foi escrito que a cabeça de um clã morreu após “tomar um excesso de aqua vitae” no Natal. Sua primeira menção conhecida na Escócia data de 1494. No entanto, sabe-se que em 1556 o uísque era difundido, uma vez que uma lei aprovada pelo Parlamento inglês declarou que o uísque era “uma bebida que nada rentável deve ser consumida diariamente e usada agora é universalmente reino da Irlanda “. Essa lei também tornava tecnicamente ilegal para quem não fosse “os colegas, cavalheiros e homens livres de cidades maiores” destilar espíritos sem uma licença do Lord Deputy. No entanto, como o controle da Coroa não se estendia muito além do Pale, uma área fortificada em torno de Dublin, isso teve pouco efeito.

A mostrar todos os 6 resultados

Pin It on Pinterest